NOSSA HISTÓRIA

O Circo Híbrido foi fundado em 2004 pelos circenses Tainá Borges e Luís Cocolichio. Inspira-se na linguagem contemporânea, buscando referências no circo, no teatro e na dança, criando novas composições. Trabalha com a criação e apresentação de espetáculos, intervenções artísticas e com cursos, oficinas e aulas permanentes. O grupo também conta com a Loja Cocuruto de venda de equipamentos de malabarismo e circo.

Em 2007 fundou a Escola Circo Híbrido e sua sede, o Espaço Circo Híbrido, espaço cultural e artístico localizado no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, onde acontecem as aulas, pesquisas, cursos e workshops, apresentações, entre outras ações artísticas e de ensino.

Entre seus principais trabalhos, destacam-se o evento ‘Cabaré Valentin - Teatro Bar Espetáculo’, e os espetáculos 'Ora Bolas!’, ‘Etc’, ‘O Magnífico Circo Praça’, 'Sopráveis’ e 'Das amarras dela’. Este último trabalho é criação do Núcleo  de Pesquisa em Dança Aérea do Circo Híbrido, projeto iniciado em 2016, com artistas da nossa escola.

 

Em 2010, participou da organização e produção da 12ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo, que aconteceu em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e contou com o Prêmio Funarte Festivais de Artes Cênicas 2010. Conquistou editais como: FAC RS/2012 - Circulação; Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo/2012 - Renovação e Circulação; Fac das Artes/2013 - Criação de Espetáculo; FAC Circo/2017 - Circulação e Criação de Número. Conquistou editais como: FAC RS/2012 - Circulação; Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo/2012 - Renovação e Circulação; Fac das Artes/2013 - Criação de Espetáculo; FAC Circo/2017 - Circulação e Criação de Número.

 
ESPAÇO CULTURAL

Espaço  Circo Híbrido foi fundado em 2007 como sede do grupo e da Escola.  Localizado no Bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, RS, configura-se  num espaço cultural aberto à multiplicidade das linguagens artísticas e suas práticas de ensino-aprendizagem, com uma proposta estética inspirada na  contemporaneidade.

 

O maior projeto do espaço é vinculado ao ensino-aprendizagem das artes do circo e da dança aérea. Na Escola Circo Híbrido, temos um trabalho permanente com Aulas de Dança Aérea, Trapézio Fixo e Cirquinho. Também ocorrem no espaço Workshops e Cursos Convidados circenses e artísticos, com professores convidados de outros países, estados e cidades, fomentando o crescimento do circo e das artes na nossa cidade. Temos também os Seminários Híbridos - Noite de Estudos, projeto com um espaço de mesa redonda, com convidados, para debater assuntos de dança, circo e artes, um espaço para refletirmos e pensarmos sobre nossas práticas. Dentro dessa proposta de compartilhar e fomentar o circo, o espaço também tem o Encontro de Malabarismo e Circo, momento treino e trocas livres para artistas, praticantes, amigos e curiosos das artes circenses.

 

Em paralelo com projetos de estudos, o espaço conta com uma programação artística. É a sede do grupo, onde pesquisam e ensaiam suas criações. Além das pesquisas artísticas do grupo, é também um espaço cultural para apresentações experimentais do grupo, de artistas convidados e dos alunos da Escola Circo Híbrido. Na programação artística do espaço, temos dois projetos fixos da casa: Cabarezito, com noites de apresentações de palhaços e circo; e NoAr - Noites de Dança Aérea, com apresentações aéreas dos alunos e professores da escola, e artistas convidados. Além destes, o espaço abre as portas para receber projetos convidados de fora para apresentações e temporadas.

VENHA NOS VISITAR>>

 
13
03
11
08
05
12
07
10
16
14
06
15