Curso especial Circoteratura: Gênero
Este encontro propõe integrar, por meio da interação com diferentes equipamentos circenses, a expressão escrita e a movimentação corporal. O tema do curso é os condicionamentos sociais de gênero.
A partir de provocações e vivências, serão criados escritos que combinem palavra e movimento, como forma de expressar as reflexões literário-circenses de cada participante sobre as relações de gênero que atravessam seus corpos e vivências.
Diferenciais do curso:
A proposta convida à elaboração de movimentações circenses a partir da reflexão sobre os condicionamentos sociais associados à invenção humana chamada "gênero". O foco está em relacionar duas práticas que geralmente acontecem separadamente — a palavra escrita e o movimento, num processo criativo que une corpo, expressão e pensamento.
Faixa etária: Adulto – a partir dos 16 anos
Nível técnico: Livre
Pré-requisito: Ser alfabetizade
Sobre a professora
Raquel Braun é doutora em História pela UFRGS, professora da rede estadual de ensino e atua também como professora de Dança Aérea. Há 10 anos pratica essa linguagem e, ao longo desse tempo, passou a ministrar aulas, especialmente em tecido acrobático. Sua proposta pedagógica busca unir técnica, autonomia e reflexão, estimulando a profundidade teórica e prática dos estudantes. A partir da dança, propõe o desenvolvimento da expressividade criativa de cada pessoa, valorizando a escuta do corpo e a liberdade do movimento.

