top of page
SOBRE A ESCOLA

A  Escola Circo Híbrido  é um espaço de  ensino informal de  circo, dança aérea e  artes, e faz parte do  espaço cultural sede do grupo Circo  Híbrido. Fundada em 2007, foi ampliada  em 2011 devido ao crescimento de alunos. Desde 2016 conta com mais uma sala grande, somando dois espaços em Porto Alegre, com cerca de 200 alunos regularmente matriculados  em suas aulas regulares de Dança Aérea em Tecido, Trapézio, Bungee e Lira, Flexibilidade e Pilates, aliando técnicas de acrobacias de aéreas e de solo com dança, artes visuais, teatro, malabarismo, destinadas  à todas as idades, e um corpo docente de 11 professoras.

 

Tudo  isso combinado à grade de programação do centro cultural, com cursos e workshops, espetáculos  e apresentações do grupo e artistas convidados, e mostras de trabalhos dos alunos. A Escola Circo Híbrido tem como objetivo  fomentar e difundir o circo e a dança aérea, com estudos  teóricos e práticos, visando uma formação artística, técnica,  criativa, poética e experimental, a multiplicidade das linguagens  artísticas, com uma proposta estética contemporânea, foca principalmente  no diálogo híbrido entre o circo e a dança.

PROFESSORAS
19399186_1669769369702662_46932117501813

TAINÁ BORGES

Sou artista circense desde 2001, sócia fundadora do Circo Híbrido. Atuo como professora de Dança Aérea desde 2007. Na minha formação, sou Graduada em Psicologia, Pós Graduada em Dança, e estudante de Educação Física. Acredito que o circo, a dança e a arte são para todes. Que os corpos devem se mover e se expressar, repletos de criatividade, afeto, sensibilidade e potência. Acredito na beleza dos processos, com responsabilidade e muito estudo, respeitando e admirando as singularidades. Sempre em busca de compartilhar saberes e arte, multiplicar conhecimentos e potencialidades, e espalhar circo por todos os lugares.

lara_edited.jpg

LARA ROCHO

Como artista, muito me interessa levar à cena o que é genuíno e faz sentido; as experiências vividas e os afetos latentes. Como professora, gosto de fomentar nos corpos dançantes a capacidade de comunicar através do movimento, propiciar uma prática corporal consciente e sensível de si e do outro.

agatha.jpeg

AGATHA ANDRIOLA

Sou acrobata aérea, professora de educação física e de circo.
Enquanto professora, busco gerar espaços acolhedores para práticas físicas saudaveis e lúdicas através circo para pessoas de todas as idades. Já como artista meu trabalho é focado no  tecido acrobático e na suspensão capilar.

20170729_123022_edited.jpg

CÁREN CECILIA

Meu olhar sobre o outro é de cuidado e estímulo. De incentivar a enxergar para dentro, para a consciência do corpo, e também para fora, para a relação prazerosa que este corpo pode ter com o mundo. A Comunicação é minha primeira formação, e a segunda está sendo a Educação Física. Desde 2010, venho vivendo o circo e me encantando com suas possibilidades de construção de corpos fortes e flexíveis e de mentes mais receptivas, criativas e conscientes.

Aula Circo Híbrido.jpg

JAZZ ALVARENGA

O Circo me ensinou sobre o poder da escuta, dos afetos, da colaboração e da dedicação. E é dessa forma que busco compartilhar o que aprendi sobre esse delicioso processo de existir através do movimento. A confiança em seu corpo e no de outra pessoa é o início da relação com a sua própria dança. Fazer circo é um exercício de grandeza

1979F6AC-EAF4-41B8-BCC3-79CC3E081C00 - Roberta Alfaya.jpeg

ROBERTA ALFAYA

Atriz , Artista Circense , Professora e Pesquisadora. Em 2021 recebeu o Prêmio Açorianos de Circo como Melhor Performer . Iniciou sua trajetória em 1998 como Capoeirista. Passou a estudar Dança , Teatro e Circo, especializando-se em Lira Aérea, Manipulação de Aros ( hulahoop), Equilíbrio Vertical (parada de mãos) e Flexibilidade Plástica no "Centro de Criação Artística e Técnicas Circenses Petchersk” (Mestre Slava Sudeykin, Stanislav Philipenko) em Kiev/Ucrânia, onde fez residência artística no ano de 2010. Atualmente atua como professora, coreógrafa , atriz e artista circense. 

raquela_edited.jpg

RAQUEL BRAUN

Busco a construção de conhecimentos através do desenvolvimento da técnica, da autonomia e da reflexão acerca das aprendizagens desenvolvidas. Atuo como professora de dança e história, visando o estímulo à profundidade teórica e prática de estudantes. Há 10 anos prático dança aérea e sou professora da rede estadual de ensino, além de ser doutora em história pela UFRGS. Essas formações permitem propor expressividade criativa, através da movimentação corporal e mental que a dança possibilita.

mailson_edited.jpg

MAILSON FANTINEL

Maílson Fantinel é Graduado em Artes visuais pela UFRGS, trabalha com ilustração, fotografia e direção de arte. Arte educador, é entusiasta dos processos de criação que envolvem corpo, imagem e fantasia. Também tem o movimento como ofício e pesquisa criativa, participando desde 2013 de oficinas de formação e espetáculos de dança contemporânea, teatro e circo.

49CA56EB-BD3E-443B-90FC-5EF24F24B7C3-C2472471-B96C-4E34-B83F-9AED55FA0F86.JPG

GUILHERME CAPAVERDE

Artista do circo e da dança, sou bacharel em Dança e licenciado em Educação Física pela UFSM. Comecei a me pendurar quando criança e nunca consegui (muito menos quis) ficar longe do tecido. Acredito que a arte é atravessada pela vida e a vida pela arte. Ser professor é quase que herança genética, ser artista é minha forma de dar vazão à tudo que me atravessa.

bottom of page