
SOBRE A ESCOLA
A Escola Circo Híbrido é um espaço de ensino informal de circo, dança aérea e artes, e faz parte do espaço cultural sede do grupo Circo Híbrido. Fundada em 2007, foi ampliada em 2011 devido ao crescimento de alunos. Desde 2016 conta com mais uma sala grande, somando dois espaços em Porto Alegre, com cerca de 200 alunos regularmente matriculados em suas aulas permanentes de Dança Aérea, Trapézio Fixo e Cirquinho, aliando técnicas de acrobacias de aéreas e de solo com dança, teatro, malabarismo, destinadas à todas as idades, e um corpo docente de 8 professoras.
Tudo isso combinado à grade de programação do centro cultural, com cursos e workshops, espetáculos e apresentações do grupo e artistas convidados, e mostras de trabalhos dos alunos. A Escola Circo Híbrido tem como objetivo fomentar e difundir o circo e a dança aérea, com estudos teóricos e práticos, visando uma formação artística, técnica, criativa, poética e experimental, a multiplicidade das linguagens artísticas, com uma proposta estética contemporânea, foca principalmente no diálogo híbrido entre o circo e a dança.
PROFESSORAS
LARA ROCHO
Como artista, interessa-me levar à cena o que me é genuíno e faz sentido; as experiências que vivi e as ideias que construí. Como professora, interessa-me fomentar nos corpos dançantes a capacidade de comunicar através do movimento, além de propiciar uma prática corporal saudável e consciente.
CÁREN CECILIA
Meu olhar sobre o outro é de cuidado e estímulo. De incentivar a enxergar para dentro, para a consciência do corpo, e também para fora, para a relação prazerosa que este corpo pode ter com o mundo. A Comunicação é minha primeira formação, e a segunda está sendo a Educação Física. Desde 2010, venho vivendo o circo e me encantando com suas possibilidades de construção de corpos fortes e flexíveis e de mentes mais receptivas, criativas e conscientes.
SIMONE BALESTRO
Encantada pelo mundo da dança e dos palcos desde criança, encontrei no circo um amor à primeira vista. O que começou como um passatempo lá em 2008, se transformou em um relacionamento sério com muito amor e dedicação e hoje não só pratico, como vivo a dança aérea diariamente. Despertar a criatividade, propor desafios pessoais e ver os olhos dos alunos brilharem é minha maior motivação como professora.
RAQUEL BRAUN
Busco a construção de conhecimentos diversos em aula, através do desenvolvimento da técnica e da reflexão acerca das aprendizagens desenvolvidas. Atuo como professora de dança e história, visando o estímulo à profundidade teórica e prática dos alunos e alunas, a partir da minha formação de dançarina aérea e historiadora. Concebo as pessoas como agentes na sociedade complexa em que vivemos, as quais podem se expressar de forma criativa e densa através da movimentação corporal e mental que a dança possibilita.
JADE GRÄWER
O circo é a casa de todas as cores. O trapézio foi minha porta de entrada e dele consegui vislumbrar esse lugar colorido. Com o tempo conheci o outro lado, observando a plateia das alturas e me tornei professora. Transmito o que encontrei por aqui: uma arte sensível e vigorosa, de dançar além do chão. Os alunos são protagonistas da sua própria arte, criada através das suas vivências pessoais no dia a dia. Incentivo a aproveitar e explorar ao máximo o caminho pois vejo o resultado como consequência de um trajeto bem vivido, onde cada corpo tem seu ritmo, suas possibilidades e seus desejos.
MAILSON FANTINEL
Maílson Fantinel é Graduado em Artes visuais pela UFRGS, trabalha com ilustração, fotografia e direção de arte. Arte educador, é entusiasta dos processos de criação que envolvem corpo, imagem e fantasia. Também tem o movimento como ofício e pesquisa criativa, participando desde 2013 de oficinas de formação e espetáculos de dança contemporânea, teatro e circo.