22 de novembro de 2015

Curso convidado: Condicionamento Funcional para Parada de Mão



Neste mês estamos recebendo um super curso convidado:

CONDICIONAMENTO FUNCIONAL PARA PARADA DE MÃO
com Estevan da Cunha

Dias 28 e 29/11/2015, das 15h às 17h
Local: Espaço Circo Híbrido (José do Patrocínio, 280)

Investimento: R$ 60,00

Informações e Inscrições: circohibrido@gmail.com

Sobre o curso:
  • Técnica: Parada de mão circense
  • Nível: Iniciante / Intermediário / didático para Avançados
  • Público-alvo: pessoas interessadas em sustentar a posição de equilíbrio invertido sobre o apoio das mãos; afim de conhecer algumas técnicas, dispostos em aprender e ensinar, em conhecer métodos de treinamento objetivos e desenvolver habilidades físicas a partir de conclusões intelectuais.
  • Ementa: A parada de mão é mais complicada que permanecer em pé, porque a base de sustentação é menor, o centro de gravidade tende a estar mais alto e é mais difícil respirar e perceber o mundo quando invertemos nossos órgãos e sentidos. Portanto é um exercício que aperfeiçoa uma grande amplitude de áreas do nosso desenvolvimento. Esta oficina tem por objetivo apresentar os elementos fundamentais da técnica do apoio invertido sobre as mãos, a parada de mão circense, da ginástica, do Yoga e de outras linhas. Utilizando os conceitos do treinamento funcional associados com as técnicas tradicionais do circo e da ginástica para orientar uma seção de prática didática, demonstrando exercícios corretivos e de conscientização para chegar pelo caminho mais econômico e proveitoso na posição tecnicamente ideal. O condicionamento objetivo está diretamente ligado a escolhas dos estímulos ideais para imprimir as melhores respostas do organismo, e o  funcional é quando o corpo integra todas as suas partes da melhor maneira e incorpora todas as valências exigidas pelo desafio com coordenação.
  • Premissa: Para executarmos os nossos movimentos com o melhor aproveitamento do nosso potencial, precisamos preparar nosso corpo da maneira como queremos que ele reaja. Reação é uma capacidade condicionada de nosso sistema nervoso a partir da memória de respostas anteriores. Portanto em todo o processo o interessante é somente buscar as melhores respostas, para que o reflexo seja sempre uma memória do movimento realizado com perfeição. Essa maneira de pensar aos poucos elimina erros que podem provocar vícios e causar danos a saúde.
  • Conteúdo Programático: Informações sobre o Apoio Invertido Sobre as Mãos; Auto conhecimento estrutural e a prioridade do núcleo intrínseco "CORE"; Princípios do treinamento; Procedimentos da prática do treinamento funcional; exercícios práticos.
  • Roteiro da oficina: Teoria da Parada de Mão; Teoria do Treinamento Funcional; Parte Inicial Prática: preparação para o movimento (mobilização articular; liberação miofascial; flexibilidade integrada e ativação muscular); Parte principal: Parada de mão (exercícios pedagógicos, elementos de transição para a postura certa, técnicas de subida dinâmica e na força, elementos básicos fundamentais de força e flexibilidade integrados); Relaxamento.
Sobre o professor:
  • Estevan da Cunha foi iniciado no circo em Porto Alegre em 2002, com o grupo Circoloko. Frequenta as Convenções Brasileiras de Malabarismo e Circo desde 2003, onde já ministrou diversas oficinas, apresentou e competiu diversas vezes e participou da organização de duas edições. Em Porto Alegre esteve no elenco do Circo Girassol, Circo Híbrido (Cabaré Valentin) e Circo Petit Poa. Em São Paulo, fez parte do Roda Brasil em uma temporada. Na Bahia foi do elenco do Circo do Capão, e desde 2007 formou a Cia. Os Bardos Manos e também acompanhou o grupo Malabares Mágicos. Graduado em Educação Física e Ciências do Desporto pela PUCRS em 2009. Desde 2011 mora no Vale do Capão (BA), onde fez parte do corpo docente do Circo, o Ponto de Cultura da Associação Safar Miramas, com aulas de circo para crianças e adolescentes. Se dedica aos estudos da parada de mão há 13 anos, tendo a oportunidade de conhecer diversos artistas e técnicos de inúmeros países.


Nenhum comentário: