1 de janeiro de 2012

Circo no Sul21



Hoje, no primeiro dia de 2012, saiu a reportagem Primo pobre das artes, o circo respira, do Geraldo Hasse, no jornal virtual Sul21, que fala sobre o Circo Universal, um circo fixo que ficava instalado na Praça XV no Centro de Porto Alegre há 135 anos atrás.

Esta reportagem foi feita a partir do trabalho de pesquisa da Lara Rocho, historiadora e nossa colega circense aqui do Circo Híbrido. Ela realizou esta pesquisa para seu Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em História pela UFRGS, que tem como título Para além do picadeiro... O Circo Universal e o uso dos espaços urbanos pela arte circense em Porto Alegre no século XIX.

Uma belíssima pesquisa que deu base para esta reportagem e que abre o debate sobre cenário circense atual, apontando dificuldades como a falta de patrocínios e de espaços apropriados para treinos e apresentações, bem como a necessidade de criar políticas públicas específicas para as artes circenses. Um debate longo e necessário que vêm sendo construído aos poucos pelos circenses e o governo.

A reportagem também fala sobre alguns grupos circenses que existem aqui em Porto Alegre, citando o Circo Híbrido! E faz o anúncio em primeira mão do nosso mais novo projeto de 2012, o CIRCO DE SALA. Em breve estaremos lançando aqui no nosso site mais detalhes! Aguardem!!!

Parabéns para a Lara pela importante pesquisa!!

Segue o link para vocês lerem a reportagem na íntegra:



Nenhum comentário: